Av Presidente Antônio Carlos, 607/12° andar, Centro – Rio de Janeiro/RJ

Diretoria oficia PGJ sobre Estado de Mobilização da categoria e pede reunião para tratar de defasagem salarial e de benefícios

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
X

A Diretoria do SINDSEMP-RJ oficiou, nesta semana, o Procurador-Geral de Justiça, Dr. Antônio José Campos Moreira, sobre a deliberação da categoria de entrar em Estado de Mobilização, a partir da II Assembleia Geral Extraordinária, realizada de forma presencial no dia 16 de junho de 2025.

Com a notificação, o Sindicato cumpre o papel de formalizar à chefia institucional o sentimento coletivo dos servidores efetivos, que atualmente sentem na pele uma defasagem nos salários de 35%, além de um percentual ainda maior em benefícios como auxílio-alimentação e educação.

O presidente do Sindicato, Vinicius Zanata, ressalta que o ofício elenca os dados da perda do poder de compra acumulada nos últimos anos, além de algumas contradições nos argumentos apresentados pela Administração do MPRJ, que vem obstando os avanços mais significativos para os servidores efetivos com as vedações do RRF, mas sendo permissiva com parcelas remuneratórias de outros segmentos.

“Nós acreditamos no diálogo como caminho mais efetivo para garantir nossos direitos. Nos últimos anos, vimos que o orçamento do MPRJ cresceu bastante, mas a percepção é que os servidores efetivos ficaram de fora dos ganhos orçamentários. Por outro lado, subiu a pressão inflacionária sobre alimentos, educação, lazer etc., e muitos colegas já estão reduzindo seu padrão de consumo ou se endividando para mantê-lo no mesmo patamar”, afirma Vinicius Zanata, presidente do SINDSEMP-RJ.

Por fim, no texto, a Diretoria solicita reunião com o Procurador-Geral de Justiça para estabelecer uma mesa de negociação coletiva que permita encontrar soluções para as justas reivindicações salariais da categoria, diante de um cenário de exuberância do orçamento do MPRJ, que, no entanto, não vem se refletindo para os servidores.

Confira o ofício.