A Diretoria Executiva do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (SINDSEMP-RJ) enviou ofício ao Secretário-Geral do MPRJ solicitando alocação prioritária de servidores, diante da iminente movimentação de pessoal que antecede as nomeações dos aprovados no Concurso Público para o Quadro Permanente de Serviços Auxiliares do MPRJ.
No documento, o sindicato destacou a sobrecarga enfrentada por servidores em áreas estratégicas — como investigação penal, núcleos de tutela coletiva, assessoria de recursos constitucionais e promotorias junto à vara/juízo único — que operam com quantitativo insuficiente de pessoal. Também foi apontada a carência de substitutos no CAAI, CRAAIs e NIPs, o que leva à acumulação de funções durante férias e afastamentos, dificultando o exercício regular desses direitos.
Diante desse cenário, o sindicato reivindicou prioridade na distribuição de técnicos e analistas, visando garantir a presença mínima de servidores em secretarias de órgãos com reconhecida sobrecarga, além de fortalecer a assessoria de recursos constitucionais e o quadro de Oficiais do MPRJ.
O ofício é resultado do diálogo direto com os servidores, por meio do projeto de visita às comarcas e regionais do Estado. O objetivo é assegurar que a chegada dos novos servidores contribua para reduzir desigualdades, melhorar a qualidade do serviço prestado e valorizar o esforço de quem sustenta a atividade-fim do Ministério Público do Rio de Janeiro.