Na manhã desta terça-feira (21/10), a Frente Rio contra a Reforma Administrativa, que reúne associações e sindicatos, incluindo a Assemperj e o Sindsemp-RJ, realizou um ato no Aeroporto Santos Dumont (Praça Senador Salgado Filho, s/n.º, Centro) para manifestar a indignação dos servidores públicos com a proposta de Reforma Administrativa em tramitação no Congresso Nacional.
A mobilização começou às 6h e reuniu servidores federais, estaduais e municipais. No local, os participantes abordaram deputados e senadores a caminho de Brasília para demonstrar insatisfação com a reforma, que ameaça direitos históricos e compromete a qualidade do serviço público.
Entre os principais pontos de preocupação da categoria estão:
- Extinção dos triênios e fim da licença-prêmio;
- Implantação de tabela remuneratória única, com redução de vencimentos para todos;
- Vínculos temporários precários e estabilidade condicionada a 10 anos;
- Restrição de auxílios e benefícios, incluindo aposentados;
- Proibição de venda de férias e licenças;
- Promoções dependentes apenas de avaliação de desempenho.
A Frente Rio destaca que, sob o pretexto de “modernizar o Estado”, a Reforma ameaça transformar o serviço público em um ambiente de precarização, favorecendo interesses políticos e dificultando o acesso da população a serviços essenciais.
O ato no Santos Dumont é parte de uma série de iniciativas que incluem marchas em Brasília, visitas a gabinetes e sedes de partidos, abaixo-assinados, participação em audiências públicas e abordagens de políticos em aeroportos. A luta é de todos os servidores, ativos e aposentados, e a conscientização da categoria é fundamental para barrar os ataques aos direitos do funcionalismo.
Para acompanhar as ações da Frente Rio contra a Reforma Administrativa e se engajar nas próximas mobilizações, fique de olho nas nossas redes sociais.