Fim do regime 6×1? A discussão ganhou enorme repercussão essa semana, a proposta que visa acabar com a escala 6×1 é o assunto do momento. Se aprovada, a PEC irá reduzir a jornada de trabalho das atuais 44 horas semanais para 36 horas semanais com limite de oito horas diárias, o que, na prática, criaria a escala de trabalho de 4×3 no Brasil.
A deputada Erika Hilton (PSOL-SP), autora do projeto, defende que o formato atual não permite ao trabalhador “estudar, se aperfeiçoar e se qualificar profissionalmente para mudar de carreira”. Porém, a PEC ainda não está em tramitação, para que o projeto avance são necessárias as assinaturas de ao menos 171 dos 513 deputados federais.
Nas redes sociais viralizou um abaixo-assinado, que já conta com mais de 2,3 milhões de assinaturas até o momento. O manifesto é encabeçado pelo movimento Vida Além do Trabalho (VAT), criado por Rick Azevedo (PSOL), vereador recém-eleito no Rio de Janeiro.
É fato que trabalhar 6 dias seguidos na semana e folgar apenas 1 não é ideal para nenhum trabalhador. Ajustar a escala de trabalho é uma discussão essencial para se garantir o mínimo de qualidade de vida a quem hoje apenas vive para trabalhar. O sistema 6×1 é um modelo muito comum em diversos segmentos do varejo, como comércio, restaurantes e mercados, por exemplo.
O Sindsemp-RJ, como uma entidade de defesa de trabalhadores, reforça seu total apoio ao fim da escala 6×1 e a diminuição da jornada máxima de 44h/semanais. É fundamental repensarmos os modelos de trabalho para que estes estejam em sintonia com os princípios de dignidade, equilíbrio e produtividade.
No atual cenário, em que as demandas de trabalho só aumentam, precisamos garantir que os trabalhadores tenham condições dignas de atuar com excelência. O descanso adequado e a possibilidade de conciliar o trabalho com a vida pessoal não são apenas questões de saúde, mas de respeito e valorização profissional.
Por isso, convidamos todos a participarem dessa discussão, que é essencial para o fortalecimento dos direitos dos trabalhadores no Brasil.
Chega de exploração!
Escala 6×1 não!
Abaixo a jornada de 44h/semanais!