Av Presidente Antônio Carlos, 607/12° andar, Centro – Rio de Janeiro/RJ

Diretoria se reúne com equipe do IERBB para discutir aprimoramento do curso de ambientação para os novos servidores

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
X

A Diretoria do SINDSEMP-RJ se reuniu nesta terça-feira (11/03) com uma equipe do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPR), representado pelo Gerente de Ensino, André Ricci, e a servidora Sarah Tarsila, para discutir o aprimoramento do curso de ambientação para novos servidores, que ingressarão na instituição com o novo concurso em andamento.

A proposta foi gestada dentro da diretoria a partir da aproximação com os nomeados do último concurso, onde foi possível receber diversas reclamações em relação ao atual curso. Para sistematizar essas informações, a Diretoria organizou um formulário de avaliação em relação a todo processo de ingresso.

O resultado dessa enquete foi transformado em um ofício à Diretoria do IERBB apontando as grandes deficiências do curso de formação apontada pelos servidores recém-ingressos na instituição. Entre as principais queixas, foram relatados: a) curso excessivamente genérico, teórico e célere; b) pouco foco na realidade do órgão; c) pouco conteúdo síncrono; d) pouco foco nos sistemas.

Em suma, na visão dos colegas, o curso não prepara minimamente o servidor para vida no órgão, em especial os de órgãos de execução, resultando por vezes em dificuldades na lotação.

Na reunião, a diretoria apresentou todos os pontos que permeiam a enquete e propôs as alterações como : a) aumento do tempo de curso, b) foco na atividade prática; c) segmentação do curso de acordo com cargo /função , se possível, atribuição.

Uma das tarefas que a Assemperj terá a partir dessa conversa é a necessidade de mapeamento de servidores para ministrarem alguns conteúdos, de forma remunerada, trazendo os aspectos práticos a melhoria da formação inicial dos novos colegas.

O grupo fará novas reuniões para avançar nos aspectos de programação e definição dos conteúdos.